Como escolher KPIs no Marketing de Influência?

Heloisa Castro

Por: Heloisa Castro

Uma das maiores dúvidas de agências e marcas é como traçar KPIs para a mensuração de campanhas de marketing de influência. Entenda como estabelecer os melhores para a sua ação.

Muita gente ainda tem dúvidas sobre como estabelecer KPIs no Marketing de Influência e, assim, mensurar os resultados das ações com influenciadores digitais.

Mas, primeiramente, o que são KPIs?

KPI é uma sigla em inglês para Key Performance Indicator, que quer dizer Indicador Chave de Desempenho. Na prática, o KPI serve para medir o desempenho de uma ação, campanha ou estratégia. Para selecionar um KPI, primeiro é necessário saber quais são as informações imprescindíveis para a análise do objetivo traçado. Por exemplo: se o objetivo da sua campanha é conquistar novos seguidores para o Instagram da sua empresa, a métrica fundamental para a analisar se as ações estão tendo bons resultados é o número de novos seguidores obtidos no período em que a campanha está no ar. Portanto, esta métrica se tornará um KPI, porque é essencial para medir o objetivo traçado.

O uso dos KPIs se faz necessário porque a quantidade de informações disponíveis e de dados para a análise é muito grande. Estabelecer os KPIs corretos permite que você se concentre apenas naquilo que é relevante para a ação em questão, aumentando a produtividade e a assertividade da análise.

Como escolher KPIs em marketing de influência

Como escolher os KPIs em uma campanha com influenciadores digitais?

Alguns KPIs já utilizados por profissionais de marketing podem ser facilmente adaptados para o uso em campanhas com influenciadores digitais. Outros podem usar da mesma base teórica para englobar métricas novas proporcionadas pelas mídias sociais.

Primeiramente, tenha certeza do seu objetivo. É ele que irá dizer quais os KPIs necessários para mensurar a ação. Em seguida, olhe para as métricas que já são disponibilizadas pelas plataformas como o Instagram e o YouTube. Em campanhas com criadores de conteúdo, é possível estabelecer KPIs como o CPC (Custo Por Clique ou Conversão), o CPI (Custo Por Impressão) e ainda o Custo Por Alcance e o Custo por View. As métricas fornecidas pelas mídias sociais possibilitam a análise desses e de outros vetores dentro de perfis de influenciadores.

Como essas métricas também permitem a visualização do engajamento do público, é possível estabelecer um KPI que leve isso em consideração. Assim como a medição de visualizações do conteúdo e retenção da atenção da audiência.

É possível que a sua campanha tenha mais de um KPI, mas cuidado ao selecionar indicadores demais para não se perder na própria análise e, consequentemente, não conseguir enxergar se a sua campanha está atingindo os objetivos estipulados ou não.

É interessante também conversar com o influenciador sobre qual o seu objetivo, para que ele possa direcionar o público e seu próprio esforço, a fim de contribuir para os bons resultados da campanha. E lembre-se: é fundamental que os KPIs estejam alinhados com o objetivo central da ação e que sejam do conhecimento de todos os envolvidos nela. Do contrário, não importa o resultado que você obtiver no final, já que não haverá parâmetro para compará-lo e definir se ele foi alcançado ou não.

Heloisa Castro é Head de Influenciadores do Grupo EPIC, especialista em Mídias Sociais e Nerd em tempo integral

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