Gestão de Liderança no ambiente digital

Luiz Guilherme Guedes

Por: Luiz Guilherme Guedes

Para muitas empresas, a necessidade do home office durante a quarentena trouxe desafios novos, principalmente em relação à gestão das equipes. Como líderes podem lidar com essa nova realidade sem trazer prejuízos ao time?

Trabalho remoto é o novo normal. E ele trouxe muitos desafios, principalmente para as empresas que não tinham práticas como o home office em sua cultura. Os líderes se viram dentro de uma nova realidade onde, mais do que nunca, é necessário saber gerir bem uma equipe. Mas afinal, como funciona a gestão de liderança no ambiente digital? Como fazê-la funcionar em um contexto de Lowtouch Economy?

Gestão de liderança no ambiente digital - Grupo EPIC

Bem vind@ ao maravilhoso novo mundo.

É isso. Mais uma novidade.
Para quem ainda estava tentando entender a geração y, geração z, millenials, ou como quer que seja chamada a nova geração de consumidores e colaboradores dentro da sua empresa, a pandemia conseguiu dar um empurrãozinho.

“Trabalhar de casa? Não eles não conseguem, vão ficar jogando.”
“Fazer um monte de coisa ao mesmo tempo? Sem chance. Perdem o FOCO.”

Aí vem a pandemia e… PAM! Toma! Vai ter que fazer.
E aí, meu amigo líder, como foi?
Posso te afirmar: está sendo evolucionário.

Algumas coisas já eram previstas, outras, completamente fora do esperado.
Quer ver um exemplo disso? Geração Y quer trabalhar de casa, sem horário, certo?
Para o Facebook, nem tanto. Mark Zuckerberg liberou TODOS os seus colaboradores para trabalharem remotamente.
Sabe o que aconteceu? 50% querem voltar para o escritório.
Isso mesmo! Metade da equipe do Facebook, tida como super descolada, jovem e antenada, quer voltar a trabalhar dentro do escritório, ao invés de permanecer em casa.

E a tão falada Gestão Ágil? Kanban, Scrumm, Post Its colados na parede…
Como colocá-la em prática se não existe mais parede?
Tenho assessorado alguns clientes nessa evolução digital da gestão tradicional para a gestão ágil e da gestão ágil para a gestão-ágil-low-touch e sabe o que descobrimos? Que o famoso “command & control” precisa voltar. A geração z em casa está se perdendo, sem foco, fazendo tudo ao mesmo tempo – porque precisa ganhar produtividade – e batendo cabeça nesse processo. Afinal, se estes são tempos novos para líderes, são ainda mais novos para aqueles que não têm tanta experiência de mercado e não passaram por tantas transformações impactantes assim.

Interessante como o mundo dá voltas, não é?

Esse é só o começo da nova jornada.
Para nós, líderes do novo normal, muita coisa inédita vai surgir, assim como muita coisa antiga vai voltar. E é bom estar preparado para o inesperado, pois mais do que nunca ele pode acontecer.
A dica? Como diria o Mestre Bruce Lee: “Be Water, my friend!”

Até a próxima!

Luiz Guilherme Guedes é Sócio Fundador e Head Comercial do grupo EPIC. Especialista em Economia Criativa, inovação para grandes empresas, campanhas de marketing e conversão

Compartilhe: Facebook, Twitter

O que você pensa sobre isso?

Abrir o Whats.