O que é Economia Criativa?

Heloisa Castro

Por: Heloisa Castro

Você sabe o que é economia criativa? O que ela engloba? Por que tem se falado tanto sobre isso nos últimos anos? Conheça mais sobre Economia Criativa neste post do Grupo EPIC.

A Economia Criativa, para John Howkins, pesquisador britânico e especialista na área, é a relação que se dá entre a economia, a criatividade e o campo simbólico.

A ideia central da economia criativa é incluir processos, ideias e empreendimentos que usam a criatividade como destaque para a criação de um produto. De forma mais clara, é um negócio, que a partir da criatividade e do capital intelectual, gera valor para o público do produto ou serviço.

Por exemplo, o setor de moda, que cria peças exclusivas baseado em um personagem de livro, visto que muitas pessoas compartilham do mesmo interesse por aquele livro. Ou, por exemplo o cinema, que traz a realidade virtual, a adrenalina e o point of view (POV) dos games para a telona.

Essa economia é vista por muitos como a nova economia, advinda de uma Nova Era. Ela é um mercado em expansão: segundo levantamento da FIRJAN, em 2017, a indústria criativa gerou R$ 171,5 bilhões (mais de 2,6% do PIB) e uma força de trabalho com mais de 837 mil trabalhadores formalizados. De acordo com pesquisa realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, se a economia criativa fosse um país, teria o quarto maior PIB, de 4,3 bilhões de dólares.

o que e economia criativa

 

O Grupo EPIC é composto por empreendedores em economia criativa e entretenimento, entre eles, diversos criadores de conteúdo para internet. Entre em contato e conheça os ÉPICOS!

 

Fonte: https://fia.com.br/blog/economia-criativa/ 

Heloisa Castro é Head de Influenciadores do Grupo EPIC, especialista em Mídias Sociais e Nerd em tempo integral

Compartilhe: Facebook, Twitter

O que você pensa sobre isso?

Abrir o Whats.